Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aproveitando a convocação para as próximas reuniões, avisamos que:

          Aproveitando a oportunidade a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Una, por meio da Secretária Mônica Barros e a Sec. Executiva Karlla Miranda convocam às Associações Rurais já constituidas e até mesmo os grupos que tenham interesse em se organizar, a participar no próximo dia 02/05/11 para uma reunião.
          Segue abaixo o convite:
CONVITE
Reunião com Associações Rurais de Una e grupos interessados em formar uma associação.

 Convidamos todos os associados para uma reunião extraordinária PAUTA:

Dia: 02 de maio (segunda-feira).
Local: CRAS (ao lado da Igreja Católica).
Horário: 9:00h da manhã.

Atenciosamente,

Mônica S. Barros
Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Una.

Portaria nº 003 de 01/01/2009

Convocação para a reunião da AJATUR, no próximo dia 02/05/2011 - Segunda-Feira.

Associação Juvenil de Ações Turísticas de Una/ AJATUR-UNA.

Convidamos todos os associados para uma reunião extraordinária PAUTA:
  • Oficina de roteirização - Que vai acontecer em Ilhéus nos próximos dias 04 à 07 - http://ajaturuna.blogspot.com/2011/04/seminario-e-oficina-de-roteirizacao-da.html
  • Território Litoral Sul
  • Curso de Planejamento Ambiental
  • Apresentação da Ilha da Fantasia - Projeto de Revitalização - Carteirinha para Nativos
  • Constituição do Conselho de Turismo de Una
  • Próximos passos
  • Convênio SENAC
  • Mensalidade
Dia: 02 de maio (segunda-feira).
Local: CRAS (ao lado da Igreja Católica).
Horário:19:00 h.

Atenciosamente,

Simone Prates
Presidente

Reunião hoje dia 29/04/11 da Associação dos Empreendedores de Comandatuba -COMANDATUR

Associação de Empreendedores de Turismo de Comandatuba - COMANDATUR

          Convidamos todos os associados e demais empresários de Comandatuba para uma reunião extraordinária PAUTA:
Dia: 29 de Abril (Sexta-feira).
Local: Escola Humberto Rusciolleli
Horário:19:00 h
Atenciosamente,

Wilma
Presidente

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gestão & Planejamento para destinos turísticos - Módulo I - Itacaré

        Durante dois dias foram discutidos os índices de competitividade de Itacaré, analisando as 13 variáveis da atividade turística do destino a partir da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2010.
        O objetivo é fazer com que os empresários e o poder público analisem estes indicadores e utilizem as informações para planejar, desenvolver e monitorar ações que tornem Itacaré mais competitiva uma vez que sol e praia a maioria de destinos turísticos oferecem.
        O estudo de competitividade foi apresentado pela consultora Delma de Andrade, do Instituto Marca Brasil, que é um dos parceiros do Ministério do Turismo, e na oportunidade criou-se o Grupo Gestor, onde empresários e representantes do governo municipal realizarão reuniões quinzenais para traçar metas de qualificação do município para o turismo internacional.

Para conhecer o estudo na integra, acesse :


O que quero mostrar com isso:

 ACORDA UNA... temos potencial só temos que nos organizar para buscar esses projetos para nossa cidades, se não nos movimentarmos quem vai saber que existimos... 

Bahia ganha fábrica de chocolates finos em Ilhéus !!!

        Bahia ganha fábrica de chocolates finos em Ilhéus. Um exemplo do programa do Governo do Estado para a agroindustrialização da Bahia. Assim a Secretaria da Agricultura considera a implantação da Fábrica de Chocolate Itacaré, inaugurada, nesta quarta-feira (27), na Fazenda Berg Frut, em Rio do Engenho, distrito de Ilhéus, no sul do estado.
        O secretário Eduardo Salles representou o governador Jaques Wagner e lembrou que “a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, premiado em concurso internacional, e a fábrica produzirá “o melhor chocolate do mundo”. De acordo com ele, outras pequenas indústrias de cacau fino devem ser instaladas na região, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda.
        Os empresários Ruben e Diva Landenberger, proprietários da fábrica, afirmaram que a “a indústria foi montada com o objetivo de produzir chocolates finos, com amêndoas selecionadas, tendo sido implantado na Fazenda Berg Frut um rigoroso sistema de controle de produção, colheita e seleção dos frutos.
        A fábrica está implantada num espaço compacto, de 600 metros quadrados, com produção inicial de 200 quilos/dia de chocolate. Mas a previsão é de ampliar a produção para mil quilos/dia. A indústria gera 50 empregos diretos e pelo menos 150 indiretos.

Salão do Chocolate
        O secretário disse que a Bahia já entrou no roteiro internacional do chocolate. Em julho de 2012 o estado promoverá a versão baiana do Salon du chocolat, que é realizado em Paris, Nova York, Tóquio, Pequim, Moscou e Xangai. O evento será muito especial e com diferencial aos demais realizados em vários países porque fará parte da programação, um fórum fechado, reunindo os maiores chocolateiros do mundo e visitas a fazendas de cacau.
        Lembrando que Ilhéus continua sendo o maior município produtor de cacau da Bahia, com 60 mil hectares plantados, o presidente da Associação de Produtores de Cacau da Bahia (APC), Henrique Almeida, afirmou que a qualidade do cacau e do chocolate baiano será mostrada no 3º Festival de Chocolate de Ilhéus, em julho deste ano. Para ele, a inauguração da Fábrica de Chocolate Itacaré representa um passo importante na verticalização da cadeia produtiva do cacau.

Outras fábricas

        No município de Ibicaraí, a fábrica de chocolate inaugurada em dezembro do ano passado, está funcionando em regime de cooperativa e beneficiando mais de 300 famílias de pequenos produtores do município e de cidades como Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul. É a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, construída pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). Segundo o secretário da Agricultura, os chocolates finos Itacaré e os produzidos na primeira fábrica Ibicaraí poderão ser comercializados por intermédio da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal).

         Em Salvador, no bairro de Pirajá, a fábrica Amma Chocolates, inaugurada no início deste ano, já alcançou o mercado nacional, com os chocolates finos sendo degustados pelos passageiros da classe executiva de uma companhia de aviação. Seu proprietário, o empresário Diego Badaró, esteve na China divulgando o produto e a qualidade do cacau da Bahia.

Fazenda Berg Frut - http://fazendabergfrutbahia.blogspot.com/

Fontes:

Carteirinha para a comunidade Unense que lhe dará acesso à Ilha da Fantasia !!!

A AJATUR com o intuito de fomentar a atividade turistíca no município de Una, promovendo uma oportunidade da comunidade local desfrutar e até mesmo conhecer as maravilhas de nossa cidade, junto com o apoio da Sec. de Turismo e Meio Ambiente e em acordo com a Ilha da Fantasia em Comandatuba, criou a "Carteirinha para Nativos", o que lhe dá direito a ter descontos na travessia e no cardápio. Mais não esqueça, só com a carteirinha e ela é individual. Vá até a Sec. de Turismo e faça a sua com Karlla e venha desfrutar das belezas de sua cidade...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Promoção relâmpago neste Domingo 01/05/11 - Feriado do Dia do Trabalho !!!

A Ilha da Fantasia está com uma Super Promoção...

É neste domingo - CERVEJA DOBRADA - onde você paga uma e leva outra inteiramente grátis.
Não percam !!! E ainda estamos com desconto na travessia, onde você em vez de pagar R$ 10,00 na travessia, vai pagar apenas R$ 8,00 por pessoa e muitos descontos no nosso cardápio.
Aproveite... Uma ótima oportunidade para conhecer a Ilha da Fantasia em Comandatuba/ Una-BA e desfrutar de uma praia como poucas em nossa região.
www.ilhadafantasiaba.com.br
Rod. BA 001 - Ilhéus/Canavieiras – Distrito de Comandatuba - Una-BA.
(17 km após a sede) – Tel.: (73) 9994-6191.

sábado, 16 de abril de 2011

Quem é Comandatuba ???

       Comandatuba é um distrito do município de Una-BA - (17 Km após a sede), localizada numa região turística denominada Costa do Cacau, com um grande potencial para a exploração da atividade turística, devido as sua belezas naturais, com seus 22Km de praia em uma ilha semi-deserta.
       Muitos acham que Comandatuba se resume apenas a uma "ilha", onde fica localizado o Hotel Transamérica e que não existe uma comunidade vivendo em seu entorno, por isso acham que não podem ir lá conhecer ou que não têm condições financeiras, e não estou falando das pessoas fora não, estou me referindo a pessoas que morram em cidades próximas como Ilhéus, Itabuna..., enfim tão próximos e tão longe ao mesmo tempo, pois em geral não conhecemos direito a região em que vivemos, só valorizamos o que está longe de nós.
        Então - não é assim, Comandatuba é um distrito com modos de vida simples e dispõe de outras Pousadas com uma boa estrutura para receber os turistas ou visitantes rápidos, com preços mais acessíveis para quem não pode pagar um hotel 5 estrelas.
        No distrito tem uma ilha, a "Ilha de Comandatuba", que fica entre o Canal de Comandatuba e o Oceano Atlântico, como já havia citado acima com em torno de 22 Km de praia, onde lá ficam o Hotel Transamérica, um resort de alto luxo; a Ilha da Fantasia, uma cabana de praia onde qualquer pessoa que vá a Comandatuba pode ter acesso, pegando uma embarcação no Balneário levando em torno de 15 min. para chegara até lá de barco, de lancha leva uns 5 min.; além da população ribeirinha, onde algumas famílias vivem na ilha.

        Vejam algumas fotos aéreas da "Ilha de Comandatuba" da Barra Norte:

Barra Norte na Ilha de Comandatuba - Do lado esquerdo da foto é o início da Praia da Independência - Povoado Pedras de Una.
                                                            Foto: Alvinho Moraes
                                                                                           http://www.alvinhomoraes.com.br/
                                                                                         
Nesta foto você observa o lado oposto a foto anterior, justamente a Ilha de Comandatuba, onde fica o Hotel Transamérica e a "Ilha da Fantasia"...
 
                                                                                                    Foto: Alvinho Moraes
                                                                                           www.alvinhomoraes.com.br

 Início da Praia da Independência - Parte esquerda citada na 1ª foto.
                                                                                                    Foto: Alvinho Moraes
                                                                                             http://www.alvinhomoraes.com.br/
                                                                                     
Ao longo da foto - Ilha de Comandatuba, que fica entre o Canal de Comandatuba e o Oceano Atlântico e ao fim dessa Ilha fica a Barra Sul, onde são feitos os passeios de Banho de Lama, Pesca Artesanal, Labirintos de Manguezais.
                                                                                                     Foto: Alvinho Moraes
                                                                                            http://www.alvinhomoraes.com.br/
                                                                                       
                                                                                                   Foto: Alvinho Moraes
                                                                                           http://www.alvinhomoraes.com.br/
                                                                                             
       Por isso lhes convido a conhecer o nosso distrito, que é simples mais reserva maravilhas como poucas no mundo... Não foi a toa que o Hotel Transamérica se instalou lá...
      Aguardamos por você...

Programação da Semana Santa na Ilha da Fantasia - Comandatuba - Una-BA.


Vista na chegada da ilha...

Estrutura do Bar no Continente...

Pier onde pega a embarcação para a ilha...

 Praia na Ilha da Fantasia ...

 Praia na Ilha da Fantasia ... 22Km de praia Semi-Deserta...

Aproveite este feriadão e veja conhecer as belezas que Una lhe oferece ...
Estamos esperando por você!!!


   Visite e siga nossas redes socias e fique sempre atualizado com nossas programações:

Site: www.ilhadafantasiaba.com.br
Twitter: twitter.com/comandatubauna
Facebook: www.facebook.com/ilhadafantasia.comandatuba
E-mail: ilhadafantasiacomandatubabahia@hotmail.com

                                                                                    

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Assembléia Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau - Dia 27/04/11.

CONVOCAÇÃO: Assembléia Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau.

        A Câmara de Turismo da Costa do Cacau convoca os conselheiros para Assembléia Ordinária no dia 27/04/11 (Vinte e Sete de Abril de Dois Mil e Onze) às 9:30 horas.
      A reunião acontecerá na cidade de Pau Brasil à Avenida Juracy Magalhães na Câmara de Vereadores e tratará da seguinte pauta:
  • Aprovação do Estatuto
Informes Gerais:

  • Fórum de Turismo
  • Apresentação da proposta do Governo Federal para a construção e outras ações para a BR 251 x Porto de Ilhéus - ligação: Sul da Bahia ao estado de Minas Gerais, BR 116 e DF.
  • Oficina de Roteirização
  • Fundação Jupará: Proposta de Marketing
ET: O referido estatuto foi resultado de duas reuniões extraordinárias e está sendo analisado pelo setor jurídico.

         Lembramos que a pontualidade é uma das ferramentas que garantem o sucesso das discussões e soluções.

Mari Gândara
Presidente

Fonte: turismocacau.blogspot.com

Seminário e Oficina de Roteirização da Costa do Cacau.

       Um dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil é a diversificação da oferta turística. A roteirização é fundamental para atingir esse objetivo por meio da estruturação, da oferta e da aceitação de produtos diferenciados nos mercados nacional e internacional. Roteirização turística é o processo que visa propor aos diversos atores envolvidos com o turismo, orientações para a elaboração dos roteiros turísticos. Estas orientações vão auxiliar na integração e na organização de atrativos, equipamentos, serviços turísticos e infra-estrutura de apoio ao turismo, resultando na consolidação dos produtos de uma determinada região.

Quem pode participar:

         Representantes dos órgãos governamentais municipais, estaduais e federais que se mostrarem necessários ao bom andamento do processo. Empresários e profissionais da cadeia produtiva do turismo, ou seja, o conjunto de prestadores de serviços que atuam direta ou indiretamente nessa atividade. Representantes da sociedade civil de diferentes segmentos sociais, como organizações locais, associações comunitárias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações comerciais, entre outras.

Metodologia

        Todo participante é um agente da construção do conhecimento, capaz de realizar leituras dos próprios cenários em que está imerso, estabelecer objetivos, traçar estratégias e definir procedimentos para alcançar os resultados pretendidos. A Oficina de Roteirização será trabalhada através da avaliação dos roteiros existentes visando a sua qualificação e a identificação de novos roteiros potenciais.
  • Apresentação de conteúdo teórico
  •  Oficina participativa com a integração de todos os setores.
Conteúdo

          A Oficina abordará conceitos e informações sobre a roteirização turística, que organiza e integra a oferta turística brasileira a partir dos princípios da participação, flexibilidade e sustentabilidade, mostrando-se como elemento-chave para permitir que os recursos resultantes do incremento da atividade turística de uma região possam promover a inclusão social e auxiliar na redução das desigualdades sociais e regionais, criando condições para que os objetivos propostos pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil sejam alcançados.

Data - Local

Seminário

Dia: 04 a 07/05/2011
Horário: 08h30 às 12h

Dias Oficina:
Horário: das 08h30 às 18h

Dia: 07/05 - Visita técnica a um roteiro identificado.

Local: Centro de Convenções de Ilhéus

Inscrições:

     - Confirmação: e-mail
Fonte: E-mail enviado pela Bahiatursa.



sábado, 9 de abril de 2011

Próxima Reunião da Câmara de Turismo da Costa do Cacau !!!

        A próxima Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, vai acontecer no próximo dia 27 de Abril em Pau Brasil. Fiquem atentos a programação da região nas questões turísticas...
        

sábado, 2 de abril de 2011

Constituição do Comitê Gestor de Itacaré - Contemplada com o Programa de Gestão e Planejamento de Destinos Turistícos...

          O Ministério do Turismo por meio de um programa chamado "Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo” elegeu em torno de 50 destinos no Brasil para participar do projeto denominado "Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos” que tem como objetivo principal capacitar os atores locais, como parceiros contam com próprio Ministério do Turismo, o Instituto Marca Brasil (IMB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do SEBRAE, onde os principais beneficiados do projeto são: o próprio município, o trade local, os empresários, as comunidades turísticas e toda a região que está localizada no entorno, neste caso a Costa do Cacau.
          O município de Itacaré foi contemplado com este projeto, resultado de um trabalho que começou através da Andréia Sesi antiga Secretária de Turismo de Itacaré, trabalho que vem sendo dado continuidade pela atual Secretária Diana com o apoio de Aline e Michele que compõe sua equipe de trabalho dentro da secretaria. Com isso o município Itacaré criará um Comitê Gestor, que é composto pela Sociedade Civil Organizada, Poder Público e Terceiro Setor, onde este grupo irá estudar o "Estudo de Competitividade" o qual foi elaborado pela FGV e a partir daí dar continuidade ao trabalho. O projeto é dividido em VI Módulos onde nos últimos dias 30 e 31 de março de 2011, aconteceu a capacitação do I Módulo, cujo tema foi "Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor", ministrado pela Prof.ª Delma Andrade do IMB e ao fim desse trabalho o município poderá se tornar um Destino Indutor de Turismo, o que vai contribuir para alavancar essa atividade em nossa região.
            Acesse o site do Ministério do Turismo www.turismo.gov.br/turismo e conheça os Programas do Governo Federal, voltado ao fomento à atividade turística no país.


Reunião da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, para dar continuidade aos ajustes do Estatuto ...

           Na próxima segunda-feira dia 04/04/11, acontecerá em Ilhéus na Coopebom Turismo (Av. Lomanto Jr.) uma reunião para concluir os ajustes do Estatuto da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, para que seja aprovado na próxima reunião ordinária que acontecerá em Pau-Brasil neste mês de Abril e posteriormente seja registrado para que seja validado todas as decisões da Câmara...