Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

terça-feira, 1 de março de 2011

Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau em Una, no último dia 23-02-2011.


         
          A reunião aconteceu no município de Una-BA, no Hotel Transamérica em Comandatuba, onde estavam reunidos boa parte dos representantes do Trade Turístico da Costa do Cacau.
           A Costa do Cacau é composta de 8 cidades que são: Canavieiras, Santa Luzia, Pau-Brasil, Una, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Itabuna. A Câmara de Turismo tem um papel de junto a sociedade elaborar um Planejamento Estratégico e um posicionamento de mercado forte, para que a Costa do Cacau venha se tornar um destino turístico forte e competitivo.
      
           Diante disso foram discutidos alguns pontos durante a reunião:
  1. Planejamento Estratégico para a Costa do Cacau, elaborado com o apoio do Mestrado de Turismo e Cultura - UESC, onde tem uma proposta de trabalho bastante dinâmica, ações participativas, onde serão criados grupos temáticos, onde cada um desses grupos serão responsáveis pela execução da atividades proposta. E algo importante, que torna a proposta bastante dinâmica, que é uma construção via e-mail, redes sociais ... Proposta apresentada pelo profº Dr. Gustavo Cruz.
  2. Apresentação da TV Santa Cruz do "Projeto Costa do Cacau", onde aproposta é criar um vídeo único da Costa do Cacau, para isso é necessário que se defina o seu posicionamento de mercado diante aos outros destinos. Onde de acordo com pesquisas feitas pelo SEBRAE demonstra que a nossa região tem como potencial explorar o Turismo Rural, o Ecoturismo, associado ao Tuirismo de Sol e Praia. Para que o projeto seja aprovado e vá ao ar é necessário em 1º lugar, firmar parcerias com as prefeituras, 2º passo: Buscar patrocínio com os empreendedores locais e 3º passo: Veiculação em programas regionais.
  3. Apresentação do Projeto SEBRAE 2011-2013, para a Costa do Cacau e mais 4 municípios, onde a proposta é que essas empresas através dos convênios firmados com as micro e pequenas empresas da região, possam aumentar a sua competitividade no mercado e consequentemente aumentar suas receitas. O Projeto foi apresentado pela Claudiana Figueredo.
  4. Discurssão sobre as pendências do Estatuto da Câmara, o qual deve ser registrado, para isso ficou acordado que cada um dos membros que tiverem propostas de alterações no estatuto encaminhar para o e-mail da câmara e na próxima reunião que acontecerá em Pau-Brasil acontecerá a votação, para aprovação do mesmo.
  5. Fala da coordenadora do Programa PROGREDIR - Célia junto ao responsável pelas atividades na região, Jorge Cunha da SECTI.
  6. Discursão sobre a atual situação do Aeroporto Jorge Amado - Ilhéus, onde o Sr. João Bezerra falou, que o aeroporto não tem condições de crescer. A única alternativa é a construção do aeroporto internacional, o que vai dar a Costa do Cacau uma maior possibilidade de avançar enquanto destino turístico.
  7. Discutiu-se também sobre as estradas vicinais, outro grande problema de nossa microregião, pois as acessos aos pequenos povoados e as fazendas estão em estados muitos precários. No momento o Sr. Fernando, falando em nome do DERBA e se comprometeu a levar as demandas ao superitendente geral o Sr. Saulo Pontes. Ainda ficou acorcado que cada cidade irá enviar suas demandas ao e-mail da câmara, onde será elaborado um documento único que será enviado ao DERBA.  
  8. Ainda tivemos a presença do Sr. José Carlos, assessor do Secretário Estadual de Turismo na Bahia - Domingos Leonelli, onde falando em nome do secretário se comprometeu em levar as demandas da nossa região ao governo do estado e se mostrou disponível a brigar por recursos para o desenvolvimento da atividade turistíca em nossa região. Ainda falou que vai começar a escrever as novas demandas para serem apresentadas no PPA (Plano Pluri Anual) que acontecerá em Ilhéus, provavelmente e Maio.
  9. Por fim tivemos a presença do Deputado Federal Josias Gomes, enviado pelo presidente da Câmara dos Deputados para levar as demandas da Costa do Cacau ao Governo do Estado e Federal. Onde o mesmo se comprometeu em brigar por nossas questões, como apoio a construção do novo aeroporto, recursos para a região ... e muito mais... 
         A reunião durou em torno de 4h e foi encerrada com um almoço no próprio hotel e logo após o retorno ao continente, Karlla Miranda (sec. executiva da câmara) e Thais Gavazza (represetante oficial da AJATUR -UNA), fomos apresentar o povoado ao Sr. José Carlos, o qual estava representando o governo do estado na região. 


Foto durante a travessia para o HT-IC... Ao meu lado Thais a Coodenadora do SENAC.


 Ao fim da reunião o Sr. José Carlos, assessor do Secretário Estadual de Turismo na Bahia - Domingos Leonelli, ficou hospedado na comunidade onde Karlla Miranda, representando a Sec. de Turismo e Meio Ambiente de Una e Thais Gavazza, representando a AJATUR, foram lhe apresentar o Distrito, onde o mesmo ficou encantado, pois como muito achava que Comandatuba só erra o HT-IC. No momento falamos com ele sobre a Festa de São Sebastião,  também falamos sobre o povoado de Colônia de Una, onde se encontra uma colônia de Japoneses e se produz o mangustin. Veja abaixo algumas fotos:






2 comentários:

  1. Também só tem foto das duas que horror!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade no blog em geral são postadas as fotos em que estejam Thais, Karlla ou qualquer outro membro da associação, pois este é o nosso intrumento de prova da participação da AJATUR nas ações que envolve Turismo na Costa do Cacau. MAis em nosso facebook sempre vão todas as fotos tiradas nos eventos !!!
    Visite- www.facebook.com/ajaturuna

    ResponderExcluir

Aqui você pode tirar as suas dúvidas e dá a sua opinião sobre o turismo na cidade de Una, uma das cidades que compõe a Costa do Cacau.