Nesses últimos dias 04 a 07 de maio aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus a “Oficina de Roteirização” na Costa do Cacau.
Link: http://ajaturuna.blogspot.com/2011/04/seminario-e-oficina-de-roteirizacao-da.html. Ação que faz parte do programa de “Regionalização do Turismo do MTur”, que em parceria com o governo do Estado da Bahia através da SETUR e a Bahiatursa estão elaborando novos roteiros turísticos, priorizando ações de interiorização.
Link: http://ajaturuna.blogspot.com/2011/04/seminario-e-oficina-de-roteirizacao-da.html. Ação que faz parte do programa de “Regionalização do Turismo do MTur”, que em parceria com o governo do Estado da Bahia através da SETUR e a Bahiatursa estão elaborando novos roteiros turísticos, priorizando ações de interiorização.
A região vem buscando por esta capacitação já há algum tempo, porém antes esta estava sendo solicitada de forma individualizada, por isso nunca era contemplada, pois o turismo hoje vem sendo trabalhado de forma regional.
Desta vez a oficina foi solicitada ao governo do estado Via Câmara de Turismo da Costa do Cacau, que é uma instância de governança que representa a união de oito municípios, os quais compõem hoje esta costa, representados por: Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Terceiro Setor.
No primeiro dia 04/05 na parte da manhã, aconteceu um breve Seminário, ministrado pelo Divaldo Borges Gonçalves da Bahiatursa, onde fez uma apresentação do programa e os objetivos da oficina aos participantes. Falou-se um pouco sobre Segmentação Turística, ponto fundamental de discussão nesta oficina, pois a região encontra-se sem uma identidade quando se refere ao segmento que atua, diante disso a Bahiatursa, junto com o SEBRAE, através de pesquisas feitas na região detectou a que o segmento “Sol e Praia” não representa um diferencial em nossa região e sim o “Turismo Rural”, o “Ecoturismo”, o “Turismo Cultura” são os diferenciais detectados para que a nossa região se desenvolva enquanto destino turístico competitivo, diante toda a riqueza que a nossa Mata Atlântica representa para o mundo, o cultivo do cacau, que deixou o seu legado na região e que apesar da crise da vassoura de bruxa contribuiu para a nossa preservação do nosso ecossistema através do modelo de plantação “Sistema Cabruca”, além da parte cultural, porém não excluindo o segmento “Sol e Praia”, mais trabalhando-o como consequência.
Este momento contou com a presença de algumas instituições como:
- Câmara de Turismo da Costa do Cacau, onde a Secretária Excecutiva - Karlla Miranda, fez uma breve apresentação sobre para que serve a câmara e quem a compõe a câmara.
Representando os estudantes locais,
- Estudantes do Curso Técnico de Turismo de Una, tendo como representante a profª Mirian;
- Estudantes do Curso Técnico de Turismo do Instituto Federal Baiano “IF Baiano”, antiga EMARC –UR, tendo como representantes o profº Sergio Teixeira, a profª Rita e outros.
Representando a Sociedade Civil:
- Ajatur-Una - Na pessoa de Thais Gavazza, membro da equipe de Implementação de Ação da Ajatur-Una;
- Atil - Na pessoa do presidente da Associação dos empresários de Ilhéus - Ricardo;
- Cooperbom Turismo - Na pessoa do presidente Wilston Meirelles;
- Coluna de Turismo - Na pessoa do Sr. Ariel;
- E outras...
No período da tarde deu início a oficina de fato, onde o público alvo erram os profissionais da área, representantes de associações voltadas atividades turística, empresários de agências e receptivos que atuam na região e poder público. A oficina foi ministrada pela Consultora Kika.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você pode tirar as suas dúvidas e dá a sua opinião sobre o turismo na cidade de Una, uma das cidades que compõe a Costa do Cacau.