Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

sábado, 17 de setembro de 2011

O Inventário Turístico chega a Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, e afinal para que isso serve??? Veja abaixo a sua importância!!!

         A inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando-os às diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014.
         A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo e propõe realizar o monitoramento da sustentabilidade local, o diagnóstico participativo e identificar o posicionamento de mercado. “Após a leitura técnica do inventário será possível identificar os riscos e problemáticas do turismo e traçar ações mais eficazes, tendo como base a sustentabilidade”, disse o professor Marco Àvila. A coleta dos dados será realizada através de uma equipe interdisciplinar formada por professores e alunos da UESC. Depois de validados pela secretaria municipal de Turismo, os dados seguem para análise da Bahiatursa e, em seguida, para o Ministério do Turismo.





O Inventário Turístico tem como objetivo realizar o levantamento, identificação dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos, bem como riscos e problemas pontuais do turismo relacionados à sustentabilidade. Tem ainda a finalidade de servir como base de informações para o planejamento e a gestão mais adequada da atividade turística, essenciais para aumentar o fluxo de visitantes e ampliar a satisfação dos turistas e a qualidade dos produtos e serviços.


       Una em busca de finaciamento para realizar o seu inventário já conseguiu realizar o seu cadastro no SICONV, o Portal de Convênios do Governo Federal com o intuito de alocar recursos para realização do mesmo.
       Isso será um avanço para a Costa do Cacau, pois a região terá um parâmetro real do potencial turístico  local e com isso criar estratégias competitivas para o desenvolvimento do turismo local. 

Vejam mais informações sobre o inventário das cidades acima no blog:
http://invturcostadocacau.wordpress.com/