Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Audiência Pública para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental - EIA - e do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA - do Empreendimento Denominado "Contenção de Processos Erosivos na Costa Confrotante ao Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba"

  
Audiência Pública que aconteceu em Una - 28/06/2011.

Aconteceu ontem dia 28 de junho de 2011 no Clube Social de Una, uma audiência pública para se discutir junto à comunidade questões ambientais e impactos que irão ocorrer com a construção de uma barreira de contenção (denominada de Ferradura) na praia da Ilha de Comandatuba, em frente à parte onde fica localizado o  HT-IC, onde justificam que a construção da mesma seria para diminuir o processo erosivo que vem ocorrendo naquele espaço e danificando parte de seu empreendimento.


Audiência Pública que aconteceu em Una - 28/06/2011.

Audiência Pública que aconteceu em Una - 28/06/2011.


Audiência Pública que aconteceu em Una - 28/06/2011.

No momento em que a comunidade podia fazer os seus questionamentos a AJATUR-UNA, colocou sobre a importância do município em realizar o seu Inventário Turístico, onde dentre as cinco cidades mais atuantes da Costa do Cacau, ela é a única que ainda não tem o seu inventário, peça fundamental para desenvolvimento do destino, pois através deste estudo que é feito um planejamento adequado aliado a realidade do município. Diante disso, foi solicitado como contrapartida social ao projeto o apoio financeiro ao empreendimento Hotel Transamérica – Ilha de Comandatuba para realização do Inventário Turístico do município de Una.
Mesmo diante dessa solicitação da AJATUR ao HT-IC, não que dizer que não nos preocupamos com as questões ambientais do nosso município, pois hoje não podemos pensar em desenvolvimento do turismo desvinculados as questões ambientas que estão firmadas nos pilares da sustentabilidade.
Por isso não podemos deixar de questionar algumas coisas que foram observadas durante a audiência, como por exemplo:

- A baixa representatividade da comunidade mais afetada - no caso os pescadores de Comandatuba e de Pedras,

- As várias reinvindicações das pessoas presentes de que não ter tido informações dos documentos EIA (Estudo de Impacto ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), os quais segundos informações passadas na audiência, esses documentos foram protocolados na prefeitura desde dezembro de 2010.

- A falta de divulgação no município com antecedência nos meios de comunicação oficiais da prefeitura à comunidade local (no caso de Una – carro de som).

Gostaria da opinião de vocês leitores sobre o assunto...

Mais dando continuidade ao assunto... Não temos gabarito técnico para analisar o projeto quanto aos impactos ambientais de fato, mais podemos fazer uma análise do ponto de vista turístico (estético) de como iria ficar visualmente esta praia, que é paradisíaca, uma ilha praticamente intocada e de repente para beneficiar um grupo permitimos a construção de uma “Ferradura” ao longo da praia...

Para quem não conhece vejam algumas fotos de como é a Ilha:

Foto aérea da Ilha de Comandatuba   -  Una-BA.
Foto: Alvinho Moraes.
  
Fotos da praia na Ilha de Comandatuba - Una-BA.



Fotos da praia na Ilha de Comandatuba - Una-BA.


Fotos da praia na Ilha de Comandatuba - Una-BA.


Diante disso fomos procurar outros lugares que já fizeram este tipo de “Ferraduras” ao longo da praia e encontramos um blog " Geologia Marinha", que mostra esse tipo de obra em uma praia no Espirito Santo, vejam algumas fotos abaixo:

Exemplo de construção de "Ferraduras" em uma praia no
Espirito Santo 

Exemplo de construção de "Ferraduras" em uma praia no
Espirito Santo

Caso queira ver mais fotos acesse: http://geologiamarinha.blogspot.com/2010/09/protecao-da-linha-de-costa-no-espirito.html

De certo que no Espirito Santo foi uma ação em favor de uma comunidade, que errou no passado em construir casas e prédios tão próximos a praia e hoje estão sofrendo com o processo erosivo, mais em nosso caso será que esta seria a solução??? Afinal a “ferradura” que está sendo proposta ser construída irá beneficiar apenas um grupo...

Até que ponto seria viável modificar a paisagem da praia da Ilha de Comandatuba ???


Fotos da praia na Ilha de Comandatuba - Una-BA.


Pensem nisso !!!

3 comentários:

  1. é melhor que faça mesmo!

    ResponderExcluir
  2. O prefeito Dejair perdeu seu carisma com os movimentos sociais, depois que seus familiares tomou conta das prerrogativas do prefeito. Até seu secretariado desapareceu para discurssão de um tema tão importante como impactos ambientais. A principal secretária para o assunto em pauta, Sra. Mônica Barros, cometeu o despautério de dizer que a documentação protocolada na secretaria desde dezembro de 2010, estava em seu gabinete a disposição dos interessados. Pós bem um governo comprometido com o povo convida sociedade para compartilhar os pontos positivos e os negativos. Dizer que a prefeitura não tem poderes nenhum para essas decisões é deixar correr a revelia, como acontece na educação, na agricultura, no transporte, com exceção da Guarda Municipal e Secretaria de Saúde que ainda cumpre o seu papel com os cidadãos e cidadãs deste município.

    ResponderExcluir
  3. Que pena, que um assunto tão importante como este, as pessoas da Comunidade não são informados, eu mesma só soube dois dias depois do acontecido. Precisamos ficar ligados para participar decisões importantes que dizrespeito as nossas vidas.

    ResponderExcluir

Aqui você pode tirar as suas dúvidas e dá a sua opinião sobre o turismo na cidade de Una, uma das cidades que compõe a Costa do Cacau.