Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A AJATUR teve representação no 6º Salão do Turismo - Anhembi - São Paulo/SP - 2011.

O "Salão do Turismo" é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.
(Fonte: Site do Ministério do Turismo).

6º Salão do Turismo - 2011

 Sendo assim esta é a maior feira de turismo do Brasil, nela todos os destinos do país se encontram para divulgar e comercializar seus produtos.
 A feira aconteceu nos últimos dias 13 a 17 de julho no Parque Anhembi - São Paulo (SP) e contou com a visitação de mais de 115 mil pessoas tanto para visitação, quanto para fechar negócios.

6º Salão do Turismo - 2011
Parque Anhembi - Credenciamento.
   
 6º Salão do Turismo - 2011.
Parque Anhembi - Credenciamento

 6º Salão do Turismo - 2011.
Parque Anhembi - Credenciamento
  

6º Salão do Turismo - 2011
Isa Rincquesen e Thais Gavazza.


De certo que a participação da AJATUR foi no sentido de prospectar mercado para o turismo em Una e identificar modelos que têm   dado certo, para isso foram feitos contatos com consultores, operadoras que comercializam e formatam produtos do segmento de Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Observação de Aves, entre outros.


6º Salão do Turismo - 2011
Salas do Núcleo de Conhecimento.
No Núcleo de Conhecimento do salão a AJATUR fez-se presente nas mesas de debates com os temas: “Observação de Aves no desenvolvimento do Ecoturismo”, “Novas Atividades Turísticas com a Produção Associada ao Turismo”, “Caracterização da Mão de Obra Formal e Informal do Turismo no Brasil” e por fim a de “Turismo da Experiência” um forte tendência de mercado, onde a proposta é o turista vivenciar os modos de vida, cultura, culinária em fim o dia-a-dia da comunidade que ele esta visitando.




6º Salão do Turismo - 2011
Isa Rincquesen  e Thais Gavazza.

A oportunidade de participar de um evento deste porte, veio da parceria com uma “Rede de RPPN´s” da Costa do Cacau (Recursos do Programa PROGREDIR – SECTI), onde Thais Gavazza foi representando a mesma, junto com Isa Rincquesen (Esposa do Hugo Rincquese proprietário da Pedra do Sabiá em Itacaré) e aproveitando a oportunidade para divulgar o nome da cidade de Una, para que as pessoas comessem a ouvir o nosso nome e com isso despertar o interesse em vim nos visitar.
É importante salientar que o município de Una está passando por processo de Planejamento da Atividade Turística, para que possamos competir com os outros destinos com qualidade, para isso estão sendo formatados roteiros inovadores e interessantes para serem colocados nas prateleiras e serem comercializados junto os outros atrativos das demais cidades que compõe a Costa do Cacau.

Vale citar que a Costa do Cacau teve seu espaço dentro do Salão do Turismo, tanto no Stand Institucional, que abrangeu todas as regiões turísticas da Bahia, quanto no Stand Comercial, onde eram comercializados os destinos, sendo que das cidades que compõe o grupo “Costa do Cacau”, apenas Ilhéus, Itacaré e Uruçuca participaram da divulgação (sacolas e panfletos), pois foram os municípios que tiveram empreendimentos que aderiram o projeto para o salão. O que quer dizer isso? Que os empresários locais, principalmente os de Comandatuba (onde tem o maior nº de pousadas com condições para atender o turista) devem ficar atentos e buscar parcerias, como por exemplo, com SEBRAE que dispõe do Projeto de Turismo para a nossa região.

6º Salão do Turismo - 2011
Stand da Bahia - Institucional.

6º Salão do Turismo - 2011
Stand da Bahia - Comercial.

6º Salão do Turismo - 2011


Dentre as pessoas de nossa região representando o trade, contou-se também com a presença de empresários, e funcionários representando associações, hotéis e receptivos das cidades citadas acima.


6º Salão do Turismo - 2011
Zaira, Nicéia e Isa.

6º Salão do Turismo - 2011
 
Para ver todas as fotos acessem o nosso facebook.
Aproveite nos siga no nosso facebook...


Veja mais sobre o Salão do Turismo no link abaixo:

Um comentário:

  1. Companheira Thais é especial entusiasta do desenvolvimento do turismo na nossa região.
    Companheira por conta da sua participação na REDE de RPPN’s da Costa do Cacau. Inicialmente como representante da RPPN Mãe da Mata (Ronaldo Santana) Ilhéus na participação do AVISTAR (SP) junto à REDE. E agora representando junto à Isa Rincquesen (RPPN Pedra do Sabiá) a participação da REDE no 6º Salão do Turismo também em São Paulo.

    Parabéns amiga, vamos avançar com a proposta de uma integração entre os nossos trabalhos, reforçando a idéia cada vez mais caminhando para a consolidação de um turismo integrado e sustentável para o destino Costa do Cacau.

    Max do Carmo

    ResponderExcluir

Aqui você pode tirar as suas dúvidas e dá a sua opinião sobre o turismo na cidade de Una, uma das cidades que compõe a Costa do Cacau.