Aeroporto Comandatuba

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Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA- INGÁ

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão à Distância em Educação Ambiental Crítica, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), por meio da Universidade Popular das Águas (Unihidro) e a Coordenação de Educação Ambiental do órgão. O objetivo é multiplicar nos servidores e na sociedade o conhecimento consistente sobre as questões ambientais, promovendo assim mais qualidade de vida.
O curso é gratuito, tem carga horária de 16 horas, e será realizado nos dias 26 e 27 de abril, por videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), através de parceria com a Coordenação de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria de Educação do Estado (SEC).O curso de Educação Ambiental Crítica é mais uma ação que materializa a missão da Unihidro – universidade livre, aberta e não corporativa do INGÁ, com a intenção de capacitar sobre a temática das águas tanto os servidores públicos quanto membros da sociedade civil que possuam trabalhos e estejam voltados para a sustentabilidade dos recursos naturais, em particular da água, e para a educação ambiental. Assim, evidencia um importante papel na integração da política institucional do INGÁ, em permanente diálogo com a Coordenação de Educação Ambiental.
Como participar
A rede de videoconferência do Estado dispõe de 1.110 vagas a serem distribuídas em 31 municípios do Estado, incluindo Salvador. O INGÁ é responsável pelo preenchimento de 80 (oitenta) vagas em Salvador e 480 (quatrocentos e oitenta) no interior para gestores públicos e sociedade civil. As demais 70 (setenta) vagas na capital e 480 (quatrocentos e oitenta) no interior serão disponibilizadas à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, sob a responsabilidade de inscrição do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
As inscrições para os servidores e colaboradores do INGÁ podem ser feitas na Unihidro, pelos telefones (71) 3116-3278 e 3116-3029 ou através do e-mail (até o preenchimento das 560 vagas disponíveis). O e-mail de inscrição deve constar nome completo, RG, formação escolar, área de atuação, endereço, telefones, e-mail, instituição ou entidade vinculada e auditório da videoconferência selecionado (confira os auditórios abaixo). O preenchimento de vaga terá como critério o número de pessoas inscritas, considerando o limite de vagas disponíveis nas salas de videoconferência.unihidro.inga@inga.ba.gov.br
O público alvo é formado por gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada (ONGs e movimentos sociais), educadores formais e não-formais e demais interessados na temática. Os participantes deverão assumir todas as despesas com transporte e alimentação.
As aulas serão ministradas por Carlos Frederico Loureiro, professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Serviço Social e Mestre em Educação, Carlos Loureiro é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e também consultor do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (Proase) da SEC e do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade (Peas) do INGÁ.

Sobre o curso
O curso em nível de extensão em Educação Ambiental Crítica discutirá o processo de construção da abordagem crítica e seu diálogo com outras abordagens na formação do campo da Educação Ambiental. Segundo o professor Loureiro, “a Educação Ambiental Crítica pensa a sociedade e a relação do ser humano com a natureza a partir de um ideário crítico em relação à sociedade de mercado”.
Os alunos conhecerão uma abordagem sobre a Política Nacional e a institucionalização da Educação Ambiental no Brasil e na Bahia; concepções de natureza, sociedade, educação e humanidade na perspectiva crítica; especificidades metodológicas da Educação Ambiental Crítica em diferentes espaços educativos: sistema educacional, áreas protegidas, licenciamento e gestão das águas.
Clique abaixo e acesse os textos que fundamentarão o Curso de Educação Ambiental Crítica.Áreas protegidas e inclusão socialEducação Ambiental Crítica: contribuições e desafiosEducação Ambiental nas EscolasEducacaoambiental no licenciamentoEmancipação
Império do consumoPrograma de Educação Ambiental do Sistema Educacional Programa de Educação Ambiental para a sustentabilidadeReservas extrativistas

Programação
Primeiro dia – 26 de abril
8h – Início do curso com abertura institucional do INGÁ e explicação do funcionamento das atividades
8h30 – Histórico da abordagem crítica na educação e sua inserção na Educação Ambiental (exposição oral com utilização de slides – arquivo 1)
10h – Intervalo
10h15 – Apresentação das premissas da Educação Ambiental Crítica (exposição oral com utilização de slides – arquivo 2)
11h15 – Abertura para perguntas (auditório e demais salas)
12h15 – Intervalo para almoço
13h15 – Apresentação do vídeo “Última Entrevista de Paulo Freire” (15 minutos) e debate
14h15 – Exposição sobre os conceitos de autonomia e emancipação enquanto processos e finalidades da educação ambiental (exposição com base no texto 1 da apostila)
15h – Intervalo
15h15 – Abertura para perguntas e questionamentos
17h – Encerramento
Segundo dia – 27 de abril
8h – Síntese dos resultados obtidos com a discussão final do primeiro dia
8h30 – Apresentação do vídeo “História das coisas”
8h50 – Atividade em grupo, buscando identificar os principais aspectos contidos no vídeo: os pontos “fortes”, os polêmicos e possibilidades de apropriação pela educação ambiental
9h30 – Exposição dos resultados (um relator por sala)
10h15 – Intervalo
10h30 – A especificidade da Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental pública - água e áreas protegidas (exposição oral com utilização de slides – arquivo 3)
12h – Intervalo para almoço
13h – A especificidade da Educação Ambiental no licenciamento ambiental (exposição oral com utilização de slides – arquivo 4)
15h – Intervalo
15h15 – A especificidade da Educação Ambiental no sistema educacional (exposição oral com utilização de slides – arquivo 5)
16h15 – Abertura para perguntas e questionamentos
16h50/17h – Encerramento do curso

Ilhéus - Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – 30 vagas (15 vagas INGÁ/15 vagas SEC/IAT)
Itabuna - Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – 30 vagas (15 vagas INGÁ/15 vagas SEC/IAT)

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