Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Conheça um breve histórico da AJATUR-UNA.


MIco-Leão -de -cara- dourada.

A AJATUR – UNA - Associação Juvenil de Ações Turísticas de Una, foi fundada em 2002 por Simone Santos Prates, que após a participação em um curso de 07 semanas pela AVANTE resolveu convidar outros cidadãos unenses a participar da mesma, com o intuito de lutar pelas questões sociais do município de Una, com foco nos assuntos turísticos e ambientais.

A Associação foi pioneira ao desenvolver ações comunitárias voltadas ao Turismo no município de Una, como uma entidade do terceiro setor. Devido a questões pessoais a presidente precisou se afastar da Associação com isso os demais membros não deram continuidade ao trabalho.

Por solicitação de alguns membros da comunidade interessados em dar continuidade ao fomento a atividade turística no município de Una, em 2009 foi dado retorno às atividades da Associação, promovendo assim uma nova eleição da diretoria, onde formou-se uma equipe multidisciplinar composta por Turismólogos, Administradores, Técnicos de Enfermagem, Economistas, além de pessoas da sociedade civil, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável no município, diante disso a AJATUR-UNA retorna suas atividades com todo o empenho e vontade de trabalhar.

Atualmente a AJATUR-UNA têm feito o seu papel enquanto associação voltada ao turismo do município de Una, se fazendo presente em todos os movimentos da Costa do Cacau, que tenham com o objetivo alavancar essa atividade econômica na região, além de buscar o trabalho em conjunto, fazendo parte da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e do Conselho Municipal de Turismo de Una (onde participou de processo de reativação do mesmo), além da participação nas conferências que acontecem no município, que visam discutir as políticas públicas locais, dentres elas a participação na Conferência das Cidades, do Trabalho e Emprego, Saúde, Juventude, Cultura, Assistência Social, Segurança Alimentar segmentos que aliados ao turismo auxiliam no processo de desenvolvimento da atividade no município de forma sustentável.

A AJATUR tem atuado no apoio a formação de Associações de Turismo como a formação da Associação de Empreendedores do Turismo de Comandatuba-COMANDATUR e Associação de Empreendedores do Turismo Rural de Una-ASSENTURUNA e planeja apoiar a Associação de Marisqueiras e Pescadores de Pedras de Una ampliando a atuação para Turismo de Pesca e Turístico Náutico .

Se fez presente no Curso de Extensão de Incubadores de Projetos Solidários da UESC, em capacitação dada pelo SEBRAE como o CULTCOOP-SEBRAE, Arraiá Cultural de Canavieiras onde aconteceu o Seminário de Economia das Experiência com a presença de Márcia Ferronato, Encontro de Iniciativa Pública e Privada com Pedro Bertolucci, tendo dado sua contribuição da construção do Projeto SEBRAE de Turismo 2011-2013. Apresentou trabalhos no Seminário de Cultura e Turismo de Itacaré, sobre o município.

Esteve presente no I Encontro Nacional de Centrais de Negócios em Salvador, além de participar da construção do Processo de Roteirização do Turismo da Costa do Cacau que construiu os roteiros: Caminhos do Cacau Chocolate I e II (http://ajaturuna.blogspot.com/search/label/Roteiro%20-%20Caminhos%20do%20Cacau%20e%20Chocolate) incluindo três atrativos do município a saber : Ecoparque de Una, Ilha da Fantasia e Fazenda Ouro Verde.

Foi convidada a participar do I Fórum de Turismo do IFBaiano e participou também do Festival do Chocolate da Bahia, AVISTAR- SP e Salão do Turismo- 2011 em São Paulo (através de rede de RPPN´s da costa) e do Fórum de Turismo de Base Comunitária em Itacaré, entre outros eventos e capacitações ao longo desses dois anos de reativação.

Esteve Presente na Audiência Pública para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental-EIA-RIMA sobre a contenção dos processos erosivos na costa confrontante ao Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba.

Tem participado também de ações no Território Litoral Sul como PDTRS- Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, do FORTEATRO, PPA entre outros.

Nossos próximos desafios são captar investimentos para realização do Inventário da Oferta Turística do município, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo, o qual é reconhecido pelo Ministério do Turismo e é uma ferramenta fundamental para ser utilizada como base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável, para construção de planejamento turístico com foco no Turismo Ecológico, Rural, Turismo de Experiência, Turismo Náutico e Pesca.

Outro desafio e meta da AJATUR-UNA é a construção e funcionamento Central de Informações Turísticas da cidade de Una, onde no mesmo ambiente terá a sede da associação e além de um ambiente para exposição dos produtos locais, onde será valorizada a produção associada ao turismo, gerando assim uma cadeia produtiva forte e economicamente ativa.