Aeroporto Comandatuba

Aeroporto Comandatuba
Vista ao horizonte do aeroporto de Comandatuba em Una/BA.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

V Fórum Regional da Copa 2014 na Bahia, aconteceu em Ilhéus no último dia 14-10-11


V Fórum Regional da Copa na Bahia
Centro de Convenções de Ilhéus
14-10-11
 
Durante o Fórum Regional da Copa, o secretário Ney Campello falou sobre o Plano de trabalho da SECOPA - BA em relação à Copa do Mundo que vai acontecer no Brasil em 2014, falou também sobre o volume de recursos que serão investidos em todo o estado, desde infraestrutura, capacitações, entre outros aspectos, pois devido ao Programa de Interiorização da Copa não só a cidade sede que recebe os investimentos. Falou-se ainda da importância que os municípios têm em se unirem, principalmente os que detêm de um potencial turístico, como é o caso da nossa região "Costa do Cacau" onde Ilhéus está entre as cidades pré-selecionada para ser um Centro de Treinamento, sendo assim a região vai receber um volume considerável de turistas, para isso é necessário ter consciência que além de todo esse “potencial turístico” que está visível aos olhos de todos é importante transforma-los em “produtos turísticos” consolidados e com uma identidade no mercado.

A “Costa do Cacau” tem uma grande oportunidade de explorar esse nicho de mercado durante o evento, pois se favorece pela sua localização geográfica, afinal estamos a menos de 30 min. de Salvador - sendo de avião e próximas a outras capitais que vão sediar jogos, essa mobilidade faz com que a região seja bem favorável a receber um grande número de turistas do mundo todo, para isso é necessário que a região tenha consciência da importância da profissionalização do turismo.
Segundo o secretário o evento não se resume apenas a "Copa" em si, mais a todos os benefícios que serão gerados a partir do evento, se tornando um "Indutor de Aceleração" ao estado, o qual não pode se resumir apenas a ganhos ligados a infraestrutura e sim deixar os seus legados.
A Copa promove a união das Instituições seja ela do poder público ou privado, com o intuito de discutir e articular as ações necessárias para realização de um evento desse porte.

Ney Capello - Secretário da SECOPA-BA

Para se realizar uma Copa do Mundo são envolvidos várias dimensões, que vão desde a Saúde Pública, Segurança Pública, Saneamento, Certificação Verde, Centros de Treinamento, Fan Fest (FIFA) - na Bahia vão acontecer em 12 cidades, Qualificação Profissional, Inovação e Tecnologia, Arenas Multiuso, Infraestrutura Urbana, Rede Hoteleira e o Voluntariado.
A Copa é um evento particular da FIFA e o país sede é um cumpridor de requerimentos exigidos por ela, para isso o país deve se preparar nos mais diversos aspectos e esferas como estão listados acima, assim como rever a acessibilidade, desenvolvimento do turismo, além de ganhar com programas de qualificação da mão-de-obra, para poder sediar um evento desse porte com exito.
Diante disso o secretário utilizou uma frase que dizia "Melhor que ganhar a Copa é ganhar com a Copa", além de que "Ela seja boa para o turista, mais que seja melhor ainda para a população".

Ney Campello - SECOPA
Newton Lima - Prefeito de ILhéus-BA
Paulo Moreira - Sec. de Turismo de Ilhéus

João Carlos - Chefe de Gabinete da SETUR-BA, representando o Secretário Domingos Leonelli, falou sobre a projeção do destino turístico - BAHIA e da Hospitalidade do estado e mostrou os avanços do Turismo na Bahia.

Em seguida Marco Costa falou sobre a Missão Técnica à Copa na África do Sul em 2010, onde foram identificados os pontos positivos, para serem utilizados como referência e os pontos negativos para buscar soluções para não cometer os mesmos erros.
Logo após o SEBRAE, representado pelo Srº Richard, falou sobre as oportunidades de negócios com a vinda da Copa para o Brasil e mais específico para BAHIA, onde a instituição elaborou um estudo de mercado, o qual está disponibilizado em seu site. O estudo mostra os nichos de mercados que podem ser beneficiados com o evento e mostra que existem dois tipos de oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas, que são: Os negócios efetivados (VENDAS) que vão desde o setor de TI, Confecções e Moda, Artesanato, Turismo, entre outros e o outro tipo de oportunidade são as desenvolvimentos das empresas que já existe, através dos incrementos de competitividade.

Mari Gândara - Presidente da Câmara de Turismo
Paulo Moreira - Sec. de Turismo de Ilhéus

João Carlos - Chefe de Gabinete da SETUR-BA
Mari Gândara - Presidente da Câmara de Turismo
Paulo Moreira - Sec. de Turismo de Ilhéus
Marco Costa - SECOPA
Richard - SEBRAE

O Secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira falou da importância de Ilhéus ser um Centro de Treinamento da Copa, falou dos equipamentos pré-selecionados e do Estádio Mário Pessoa, que apesar de necessitar de reformas entrou nos equipamentos pré-selecionados na vistoria. Vale lembrar que quem escolhe o Centro de Treinamento é a Seleção e que para alguns países é necessário vim antes ao país fazer a adaptação ao clima.

Enfim o Fórum se deu por concluído com a fala da Sr.ª Mari Gândara - Presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, que falou de forma breve, clara e sólida sobre o potencial turístico da Costa


V Fórum Regional da Copa na Bahia
Centro de Convenções de Ilhéus
14-10-11