Ata de reunião ordinária realizada no dia vinte e seis de agosto de dois mil e onze às nove horas e trinta minutos, na Câmara de Dirigentes Lojista-CDL no município de Itabuna, com a presença dos Conselheiros: Elinete da Silva –AIRT, Daniela Oliveira Nepomuceno-AIRT, Aline Cardeal Craveiro-Floresta Viva, José Fernando Santos da Silva-Prefeitura de Pau Brasil, Marcel Leal-Fundação Jupará, Diana Quadros-Secretaria de Turismo de Itacaré, Ary Monteiro de Almeida-Clube da Melhor Idade de Itacaré, Marília de Almeida Rodrigues-ACERTI, o Vice Presidente da Câmara: Ronaldo de Jesus Sant’Anna, Gustavo da Cruz-Núcleo de Turismo da UESC, Marco Aurélio Ávila- Núcleo de Turismo da UESC, Regina Célia Guimarães-ACOMCAN, Silvana Machado-SENAC, Carlos Lima-Tesoureiro da Câmara, Arlete da Cruz- SECTI, Jorge Cunha-SECTI, Thais Gavazza Rufino-AJATUR-Una, Ângela Regina Santos Silva- Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Karlla Miranda da Costa-Secretária Executiva Câmara e Mari Gândara-Presidente da Câmara e os convidados Afonso Maria Zeni- Costa do Cacau, Cláudio Fontes-Gerente da Unidade regional da Embasa-Itabuna, Josemar Ferreira Rodrigues-EMBASA, Jamerson –Secretário de Transporte de Itacaré, bem como representantes da COELBA Regional – Sheila ... Após verificação de quórum regimental, a Presidente Mari Gândara deu início a reunião, saudando a todos, e agradecendo em especial a Marcel e a Daniela por ter providenciado a CDL para reunião. Falou da importância da pontualidade, fez uma retrospectiva das reuniões itinerantes que aconteceram respectivamente na UESC-Ilhéus, no Hotel Transamérica em Una, em Pau Brasil, em Itacaré e agora em Itabuna dos bons resultados alcançados e que a próxima reunião no dia 26 de outubro será em Canavieiras por conta da reativação do Festival do Caranguejo que será realizado nos dias 11 a 13 de novembro. Informou aos presentes que a Câmara se encontra com todos os documentos registrados e que a próxima etapa é partir para captação de recursos pois a instituição tem a necessidade de obter equipamentos necessários para melhor desempenho dos trabalhos. Karlla Costa – Secretária Executiva informou a todos que até o final do mês de setembro todos terão acesso aos documentos e que os mesmo ficarão disponíveis numa plataforma online. O Sr. Cláudio Fontes da Embasa falou sobre o aumento da demanda do fornecimento de água com o advento do Porto Sul e das obras que serão necessárias, fez um panorama geral de como está o abastecimento de água nas cidades da Costa do Cacau exceto Itabuna onde o serviço é realizado pela EMASA e informou que está a disposição dos presentes para dirimir as dúvidas. O conselheiro Carlos Lima solicitou que a segunda etapa do esgotamento de Canavieiras não fosse realizado no período de alta estação, pois a primeira etapa trouxe muitas complicações aos empresários do trade, o Sr. Cláudio informou que as obras em média um ano não tendo como não ser feita na alta estação. O Conselheiro José Fernando pediu aceleração nas obras programas para Pau Brasil. O Sr. Cláudio Fontes apresentou o novo organograma e informou que estão trabalhando a fim de solucionar os problemas existentes, falou dos recursos do PAC como foco nos pequenos municípios e dos recursos da FUNASA onde cidades acima de 100 mil habitantes tem prioridade. Marília da ACERTI falou acerca da falta de esgotamento sanitário de Itacaré o Sr. Cláudio falou da importância da mobilização dos empresários que são diretamente afetados. A presidente Mari Gândara diz que foi de grande importância à presença da EMBASA e que os representantes da mesma desde já estão convidados para próxima reunião. Em seguida Arlete Cruz da SECTI fez a explanação sobre as etapas do PROGREDIR, do APL de Turismo da Costa do Cacau já realizadas, bem como da parceria com a UESC e das próximas etapas do Projeto Estruturante que poderá ou não ser realizadas o projeto passa por algumas fases de aprovação junto ao BID, PGE, etc., para que sejam autorizadas as realizações como: Agência de Promoção e Desenvolvimento e Portais. Karlla Miranda Secretária Executiva questionou porque o município de Una havia ficado de fora do projeto dos Portais, Arlete informou que caso houvesse interesse do município este deveria enviar documentos por email até a próxima terça-feira, Karlla falou também da importância da capacitação do SICONV para captação de recursos, das informações obtidas diretamente com o Ministério do Turismo após a participação do Fórum de Turismo de Base Comunitária de Itacaré e dos altos custos dessa capacitação, então Arlete solicitou que fosse enviada informações acerca da referida capacitação para ver a possibilidade de inclusão nas próximas etapas do PROGREDIR. Logo após Sheila representante da COELBA regional junto com sua equipe fez uma explanação acerca dos problemas existentes no abastecimento de energia nas cidades da Costa do Cacau bem como as obras que estão sendo realizadas para melhoria no abastecimento, depois o foco da discussão foi acerca do Programa “Luz para Todos” onde a Secretária Executiva Karlla Costa justificou a importância da continuidade das obras para o desenvolvimento do Turismo Rural na Costa do Cacau, bem como os problemas enfrentados pelo município de Una e as providências que já foram tomadas e quais passados as demais cidades da costa deveriam buscar e a importância do apoio institucional da Câmara pedindo agilidade nas obras. Sheila informou que os municípios deveriam relacionar todos os problemas existentes e enviar em conjunto via Câmara, informou também o site onde pode ser obtido todos os protocolos das obras nos municípios. O Vice Presidente Ronaldo Sant’Anna fez um breve relato de fios de alta tensão que estão presos a uma grande árvore nas proximidades da Escola Municipal que leva seu nome no Rio de Engenho e que a mesma ameaça a vida dos alunos que ali estudam e que já havia enviados documentos a COELBA e a Prefeitura Municipal de Ilhéus alertando sobre o problema. Sheila então pediu que ao sair da reunião Ronaldo fosse em busca dos documentos e se dirigisse o mais rápido possível a COELBA para tentar resolver esse problema tão grave. Logo em seguida Mari Gândara informou a todos que diante de uma pauta extensa teríamos uma pausa para o café e que metade da pauta será transferida para próxima reunião e que no retorno do café haverá apresentação da UESC acerca do Inventário Turístico que será realizado nas cidades de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. Logo após o café o Professor Marco Ávila fez um explanação acerca do projeto acima citado, informando qual a sua função, os objetivos e etapas já realizadas e as demais que virão, em como da importância da veracidade das informações, da inovação realizada a partir da utilização de GPS na pesquisa (projeto piloto) e da utilização de questionário sobre sustentabilidade e que a partir da próxima segunda-feira a coleta de campo se iniciará, falou da importância da sensibilização e que conta com o apoio de todos os presentes nessa etapa. Mari Gândara agradeceu a todos e reforçou o convite para próxima reunião que será realizada em Canavieiras no dia 26 de outubro e encerrou a reunião às 13:00h. Nada mais havendo a se tratar deu por encerrada a reunião e eu, Karlla Miranda da Costa, secretária executiva da Câmara, lavrei a presente Ata, que depois de lida foi aprovada e achada conforme por todos os presentes. Itabuna, Bahia, vinte e seis de agosto de dois mil e onze.
Veja abaixo as fotos da reunião:
Fonte: E-mail enviado pela Câmara de Turismo da Costa do Cacau
Presidência da Câmara de Turismo da Costa do Cacau Mari Gândara - Presidente Ronaldo Santana - Vice-Presidente Karlla Miranda - Sec. Executiva |
A AJATUR e os cordenadores do NTT Gustavo Cruz e Marco Ávila - Professores da UESC |
Plenária da Assembléia Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau 26/08/11 |
Assembléia Ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau - 26/08/11 Arlete da Cruz - SECTI Mari Gândara - Presidente Câmara de Turismo da Costa do Cacau |
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